Bem Vindos!

Sejam bem vindo ao blog Caro Leitor! Sinta se a vontade para tirar dúvidas, dar opiniões, comentários, criticas, enfim, esse é o seu espaço virtual ! O Blog oferece programas para baixar, tutoriais, curiosidades, notícias na área de informatica, e tecnologia. Seja Um Membro, faça parte você também !!!

Quem sou eu

Minha foto
Ceará, Brazil
Uma pessoa que vive em constante mutação, quero sempre aprender, ter novos conhecimentos. Tenho necessidade elevada em ampliar meu conhecimento, sou facinada por Informática e tecnologia e novidades nessa área... Sou meia louca, mas o mundo para mim não paraa ! Uma Frase: O mundo pertence aos otimistas: os pessimistas são meros espectadores! :D

Invadir Redes Wireless

Todos temos lido, visto e ouvido muita “propaganda” sobre insegurança nas redes wireless. Quem já não teve contato com redes desprotegidas ? e os que se protegem na maioria das vezes não sabem se estão realmente protegidos.

Hoje na internet podemos afirmar que grande parte de tudo o que circula no mundo virtual não é 100% seguro, pois se alguém se dedica com vontade a descobrir vulnerabilidades em determinado assunto acaba que colhendo frutos em quantidade industrial, pois sempre encontram o que procuram.


Quem estiver mau intencionado, utilizando as ferramentas adequadas acaba que por conseguir encontrar e explorar algumas redes vulneráveis e assim prejudicar quem se sente seguro atrás do seu computador ligado ao mundo da internet.
Felizmente ou infelizmente a internet é um berço para essas ferramentas gratuitas, ferramentas que se usadas adequadamente nos fornecem dados muito importantes sobre redes wireless, logo o conteúdo deste tutorial não é fazer com que você saia por ai invadindo redes wireless de outras pessoas, e sim dar a você o conhecimento de como realizar esses testes em sua própria rede para saber se sua rede esta realmente segura e dar a você a possibilidade de corrigir possíveis vulnerabilidades.

DESCOBRINDO REDES WIRELESS
Descobrir as redes wireless, é o primeiro passo para poder explorar possíveis vulnerabilidades e ate mesmo se conectar utilizando uma dessas redes, existem para esse fim duas ferramentas, as quais você com certeza já deve ter ouvido falar:
Network Stumbler a.k.a NetStumbler – Esta ferramenta pode ser utilizada no Windows para facilmente encontrar o sinal wireless difundido das redondezas, atualmente é um dos mais simples aplicativos utilizados e que tem um excelente desempenho. Você pode utilizá-la para que em caso de dificuldade de captação do sinal determinar a força e o ruído existentes no sinal enviado em um determinado local.
Licença Freeware
Download: Kismet 2007-01-R1b [ 4.58 MB ]
LIGANDO-SE AS REDES DESCOBERTAS
Agora que já descobriu as redes wireless vamos para o próximo passo estabelecer contato com essas redes ou conectar-se a elas.

Se a rede não esta usando nem um método de segurança é simples basta você se conectar a rede (SSID), Caso o sinal não esteja difundido você pode criar um perfil com o nome do SSID, pois com este nome o sinal será difundido a você, e com certeza você já sabe o SSID pois utilizou o kismet para isso certo ? Mas e se a rede solicitar autenticação ? Então neste casso teremos que passar para o próximo nível.
Airsnort – Bem essa é a ferramenta que ira rastrear e quebrar a proteção das chaves WEP que normalmente utilizamos para “proteger” a nossa rede wireless. A ferramenta é muito simples de se utilizar, caso não consiga busque referencias em sites de busca como o google, lembramos que as chaves WEP, são muito fracas com esse tipo de aplicação, então muitas vezes utilizar uma chave WEP é o mesmo que não utilizar nada.
Ao pesquisar sobre esta ferramenta você ira descobrir formas e novas ferramentas utilizadas para quebrar senhas WEP, ferramentas adicionais podem ajudar e muito nesse processo, todo esse processo de quebra de senha não é muito rápido, serão necessárias varias tentativas para encontrar os pacotes certos para encontrar a chave certa, por isso deve-se ter paciência e um pouco de pesquisa sobre como utilizar a ferramenta de que estamos falando.
Licença Freeware
Download:AirSnort 0.2.7e [ 4,81 MB] Link para  Download http://downloads.sourceforge.net/airsnort/airsnort-0.2.7e.tar.gz
Ate agora mostramos um método para quebrar as chaves WEP mas e se caso o tipo de segurança for WPA e agora ? Não se apavorem pois temos a solução:
CowPatty – Esta ferramenta é utilizada para descobrir chaves WPA utilizando a tão conhecida força bruta, o que acontece é que esta ferramenta utiliza varias combinações alfanuméricas de um ficheiro (dicionário), esperando que uma utilizada seja aceita e permita a autenticação, lembrando mais uma vez que a maioria dos métodos utilizados para quebra de senhas wireless se baseiam nesse principio por isso é muito importante ter paciência pois pode ser que demore um pouco a quebrar uma senha.
Licença Freeware
Download: CowPatty 2.0 [ 921 KB ] Link para Download - http://www.getvn.com/1cc/link/baixar+cowpatty+para+xp.html
CAPTURANDO DADOS TRANSMITIDOS DE UMA REDE PARA OUTRA
Caso você esteja diretamente ligado a uma rede wireless ou não, existem dados sendo transmitidos de uma rede para oura, e se você esta ao alcance desta rede você poderá capturar esse tipo de dados se utilizar as ferramentas adequadas.
Wireshark (Formerly Ethereal) – Com um sniffer, podemos monitorar o acesso a determinados tipos de dados, como por exemplo: e-mail, acesso remoto (telnet rlogin), transferência de arquivos FTP, etc. Isso também nos permite verificar a presença de trafego anormal em nossa rede casso alguém esteja tentando captar alguns de nossos dados sem nossa autorização.
Para o sistema operacional linux existem varias dessas ferramentas, para o Windows podemos citar os principais sendo: ethereal ou Wireshark. Realizem pesquisas no google sobre ferramentas sniffer, pois essas são as ferramentas utilizadas para capturar os dados transmitidos.
Licença Freeware
Download: Wireshark 0.99.6a [ 17.47MB ]
CONCLUSÃO
Depois de ler esse pequeno tutorial fica a critério de cada um qual decisão tomar a respeito de sua rede wireless, pois acredito que tenha ficado bem claro que existem pessoas mal intencionadas que podem estar nesse exato momento fazendo downloads de filmes e musicas e navegando tranqüilamente utilizando seu sinal de internet wireless sem que você nem mesmo saiba disso, e conseqüentemente sua internet ira se tornar lenta e insegura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário